Skip to content Skip to footer

Terroir das Vertentes

Desta terra vertem as águas e o bom vinho!

TERROIR DAS VERTENTES

Para se produzir bons vinhos precisamos de algumas condições mínimas. Solo seco, dias ensolarados e noites frias ou amenas. E este é o clima no inverno no Campo das Vertentes. Nos meses que antecedem a colheita em julho ou agosto, temos amplitude térmica acima de 15ºC, solo profundo e pluviosidade baixa, que favorecem a plena maturação das uvas e elevado grau de sanidade.

VINHEDOS

Diferente de outras regiões, a colheita de uvas para produção de nossos vinhos é feita no inverno. Através da técnica da dupla poda, transferimos a colheita do verão, geralmente quente e chuvosa, para o inverno, que possui temperaturas amenas e clima mais seco que favorecerão a qualidade da uva.

SYRAH

A uva Syrah é uma das castas mais antigas que existem. Apesar de Persas, Gregos e Albaneses disputarem a origem desta casta, acredita-se que sua origem seja no sul da França, no vale do Rhône.

Vinhos potentes, encorpados e aromáticos são produzidos a partir desta casta. Aromas de frutas negras, especiarias picantes predominam. Notas terrosas ou associadas ao defumado e couro também são encontrados em vinhos elaborados com a uva Syrah.

SAUVIGNON BLANC

A uva Sauvignon Blanc se originou na região de Bordeaux, na França. Juntamente com a Cabernet Franc, a uva Sauvignon Blanc deu origem à mais emblemática casta, Cabernet Sauvignon.

Com vinhos com boa acidez e consequentemente muito frescor, a Sauvignon Blanc desenvolve aromas mais tropicais como maracujá, lima e ervas frescas. Já em regiões de clima mais quente, a tendência é para notas mais maduras como maçã e pêssego.

Experimente a sofisticação dos vinhos finos da Cave das Vertentes!